O gênero de terror experimentou um apogeu especial no final dos anos 70 e início dos anos 80, com filmes que deixaram todos nós marcados , não apenas o que tiveram a sorte de vê-los no cinema naqueles dias, mas também daqueles que chegaram para trás, com uma fome voraz pelos clássicos de terror . De fato, no início dos anos 80, o gênero slasher certamente se tornou um dos mais populares e lucrativos de Hollywood, graças a filmes como sexta-feira 13 ou noite de Halloween. Eles eram filmes muito simples de fazer, de baixo custo e com grande sucesso nos cinemas , por isso eram tremendamente lucrativos.
No entanto, parece que o gênero se expandiu tanto que acabou entediando o público , e em 1984 as sagas já estavam em apuros … até Wes Craven mudar tudo com um filme. Nightmare on Elm Street deu uma reviravolta no gênero terror de terror nos mostrando Freddy Krueger, um assassino cruel que mata suas vítimas em seus sonhos e pesadelos, onde ele não faz Eles podem se defender de seu poder ilimitado. O primeiro filme da saga foi um sucesso retumbante e deu origem a toda uma franquia que continuou por uma década, e subsequentemente até tentou reiniciar, embora a coisa não tenha corrido muito bem. Curiosamente, as pessoas ainda preferem o filme original.
Após mais de 35 anos, a franquia ainda é assustadora
E é que Craven conseguiu criar um dispositivo de pesadelo perfeito para o tempo em que viveu , e refletiu em seu filme não apenas seu gosto por sangue e terror, mas também suas preocupações psicológicas sobre como o medo pode nos dominar em nossos sonhos, sobre o difícil trânsito entre a infância e a idade adulta , naquele estágio da juventude em que os protagonistas estão totalmente expostos a perigos, antes da negligência de seus pais … Um filme que também inclui alguns sustos notáveis que já são a história da sétima arte por si só , e que se tornaram muito populares também graças ao seu vilão, um tipo de rosto queimado e grande garras chamadas Freddy.
Personagem carismático de Freddy Krueger
Sem dúvida , o sucesso de grande parte da franquia Elm Street se deve ao carisma que desenvolveu o personagem de Freddy Krueger , o assassino dos sonhos que estrela todas as fitas da saga. Embora na primeira parte você não consiga tanto suco, porque suas aparências são bastante violentas, da segunda e principalmente da terceira, Krueger se torna a estrela incontestável dos filmes, desperdiçando um carisma. humor impressionante e muito negro que faz com que todos caiam diante dele. Ele é um vilão, um psicopata, mas é impossível não ter um certo carinho, porque como personagem ele é tão excepcional que ele já tem seu lugar entre os melhores «monstros» modernos de filmes de terror , tendo causado pesadelos a muitos espectadores
É assim que este projeto surge
A verdade é que a história por trás do filme também dá para outro filme , porque Craven teve que trabalhar duro para dar andamento ao projeto. Entre em contato com Robert Shaye, da New Line Cinema, uma pequena produtora que realmente aproveitou para cobrir o orçamento do filme . Se não desse certo, o New Line Cinema certamente teria desaparecido após a estréia. Mas eles confiavam plenamente na vida e na visão de terror. Craven escreveu o roteiro com base em notícias reais lidas anos antes em um jornal de Los Angeles , que investigou as mortes misteriosas de vários homens hmong enquanto dormiam >, como se seus próprios pesadelos os tivessem matado …
Produção de Pesadelo em Elm Street
Depois de chegar a um acordo com a New Line Cinema, as filmagens do filme começaram um pouco difíceis. A idéia era clara, mas alguns detalhes ainda precisavam ser descritos, como a pessoa que faria o vilão Krueger, um papel que coube ao agora famoso Robert Englund . Houve também alguns problemas com algumas cenas, especialmente as mortes de Tina e Glen, as mais espetaculares, para as quais foi usada uma sala especial que poderia ser transformada durante a gravação , alcançando assim um efeito muito lúcido sobre a cena. que os meninos pareciam andar nas paredes de uma maneira absolutamente aterrorizante. As filmagens terminaram pouco antes da estréia, que também foi um sucesso retumbante, já que passou de alguns cinemas para centenas deles em poucas semanas.
Sucesso e sequências
O filme se tornou um grande sucesso nos Estados Unidos e também no resto do mundo, conseguindo revitalizar o gênero slasher e dando origem a uma franquia que se seguiu ao New Line Cinema, embora sem o o diretor e criador Wes Craven , que não parecia concordar com a história, mas havia vendido os direitos de seus personagens ao produtor, no contrato anterior. Houve até sete sequências, a última com o retorno de Craven em um jogo metacinematográfico muito interessante , e também uma reinicialização em 2010 que passou sem penalidade ou glória pelas salas de cinema e não obteve a aprovação de amantes do gênero.