Houve um tempo (e não tão longe) em que poderíamos ir ao cinema para ver filmes de animação tradicionais como «Pinóquio», «O Rei Leão», «O Espirituoso» ou «Astérix e os doze testes». ‘ Neles pudemos apreciar o enorme talento de animadores como Mary Blair, Frank Thomas ou Ollie Johnson, percebendo o golpe de suas próprias mãos em muitos dos quadros que foram aqueles filmes fantásticos e mágicos.
No entanto, é bem verdade que ao longo dos anos o cinema de animação vem mudando e se adaptando a novos formatos e técnicas audiovisuais. Na era em que vivemos hoje, é cada vez mais difícil ir ao cinema, olhar para o outdoor e assistir filmes de animação tradicionais, como os que surgiram no início da era de ouro da Disney. Agora, em vez disso, a grande maioria dessas fitas são feitas em formato tridimensional (Toy Story, Frozen, Coco …) Você já se perguntou por que isso acontece? Por que tantos filmes não são feitos em animação tradicional como no passado? Existem várias razões para isso, e neste artigo gostaríamos de falar sobre algumas delas e tentar chegar a uma conclusão sobre Este assunto. Junte-se a nós!
O final da animação tradicional
Por que os filmes não são mais feitos no formato tradicional? Isso é o que muitas pessoas perguntam e as respostas são bem evidentes.
Em 2013, a Disney foi o único estúdio de Hollywood que ainda mantinha um departamento de animação tradicional. No entanto, não poderia ceder ao impulso da chegada do cinema em três dimensões e nesse mesmo ano acabou por fechar esse departamento . O formato que Walt Disney tinha dotado de mágica suficiente para transformá-lo em um negócio estava chegando ao fim, dando as boas-vindas às novas sagas de cinema em formato tridimensional.
Por que essa mudança? O público em si é uma razão fundamental para a grande maioria dos telespectadores optar por este formato para ir ao cinema à procura de um bom filme de animação . Além disso, sendo franco, para estudos é mais barato trabalhar em formato tridimensional com computadores do que fazê-lo à moda antiga.
No entanto, e embora nós não podemos fechar os olhos à evidência de que muitos profissionais de animação tradicional que perderam seus empregos, hoje ainda há produtos neste formato, sim, orientada principalmente a televisão No Japão, no entanto, a animação tradicional continua a ser o formato por excelência, já que é uma terra que dentro do cinema de animação é caracterizada por ter seu próprio estilo.
Como isso difere da animação tradicional
Obviamente a diferença mais notável (e óbvia) é o formato, enquanto uma é feita em duas dimensões a outra é em três, então você pode ter muito mais nível de detalhe, representando o comprimento, a largura e a altura de um objeto para a perfeição.
Embora a representação do 2D seja plana e não tenha profundidade (largura), o cinema em três dimensões parece muito vivo e real, com um comprimento, altura e profundidade notáveis. No entanto, o cinema 3D tem uma dificuldade técnica maior e é um processo um pouco mais lento e trabalhoso.
Hoje, para realizar a 2ª animação são utilizados diferentes programas de computador (além do papel e lápis simples e conhecidos), como o After Effects, o Photoshop ou o Adobe Animate. Pelo contrário, Os programas mais utilizados em cinema de animação 3D são o Cinema 4D, o Houdini, o Autodesk 3Ds Max ou o Maya.
A animação 3d chegou para ficar
Independentemente de quem você acha que a animação 3D veio para ficar, e será muito difícil retornar ao tempo em que diferentes filmes tradicionais de animação invadem os outdoors de nossos cinemas. No entanto, também você tem que saber apreciar esta arte fantástica tão cheia de riqueza e detalhes fantásticos.