Quando você é criança, você pensa continuamente na possibilidade de interagir com seus brinquedos porque, de uma maneira ou de outra, eles se tornam seus melhores amigos. Isso se deve ao número de horas que eles passam juntos, são objetos, sim, mas objetos que são incapazes de julgá-los, algo que muitas pessoas fazem e que nos mantêm como seres humanos.
Os brinquedos estão sempre lá para nos fazer sentir melhor , e isso é algo que a Pixar conseguiu capturar em sua série Toy Story , na qual os brinquedos de um menino chamado Andy ( e depois Bonnie) executam grandes aventuras escondidas de seus donos.
No entanto, o cinema também brincou com a ideia de que esses pequenos «amigos» não são tão agradáveis e reconfortantes como se poderia pensar, e usaram esse pensamento para criar alguns dos personagens mais emblemáticos do cinema de terror.
A origem deste tipo de caracteres
No final dos anos 50, a fantástica série The Twilight Zone nos trouxe o episódio número 126, intitulado ‘Living Doll’ . Nele, nos contaram a história de uma família cuja filhinha dá as boas-vindas a uma boneca falante . No entanto, com o passar dos dias a boneca parece estar mais viva do que jamais poderia imaginar.
Embora seja verdade que vimos coisas semelhantes em obras como ‘Dead of Night’, este foi um ponto de partida para continuar assistindo o filme em que os bonecos tinham um papel mais sinistro: ‘Puppet Master’, ‘Demonic Toys’, ‘O Grande Gabbo’ e, claro, ‘Brincadeira de Criança’ .
Chucky, o boneco diabólico da antonomasia
Sem dúvida, ‘Child’s play’ marcou uma geração inteira quando foi lançada em 1988 , deixando-nos saber um dos personagens mais carismáticos em filmes de terror: Chucky .
Nele, testemunhamos como um conhecido serial killer chamado Charles Lee Ray transferiu sua alma para a de um brinquedo através de uma espécie de feitiço de vodu antes de morrer. Desta forma, Charles (também conhecido como Chucky) chega na forma de uma boneca à casa de um menino chamado Andy.
A partir deste momento, a boneca começará a realizar uma série de assassinatos que aumentarão a tensão da fita até atingir o clímax dela.
O filme teve várias seqüências, algumas melhores que outras. Recentemente foi lançado um reboot de ‘Child’s Play’ que conseguiu dividir opiniões entre os fãs da franquia.
Slappy o manequim
No mundo da televisão (e mais tarde também no cinema) nós conhecemos Slappy no universo de ‘Goosebumps’, baseado no trabalho literário de R.L Stine.
Slappy é boneco de ventríloquo possuído pela alma de um feiticeiro do mal que, como Chucky chega à casa de uma criança que não hesitou um momento antes de começar a fazer o mal.
Na adaptação para o cinema de ‘Goosebumps’ poderia ver como Slappy levou a um enorme grupo de monstros temíveis sendo a alma o pensamento de todos eles e dando ao espectador uma experiência que poderia vir a ser bastante desconfortável.
Annabelle, a boneca aterrorizante do atual filme de terror
E finalmente chegamos a Annabelle! Embora seja difícil acreditar que a saga de sucesso deste filme seja inspirada em eventos supostamente reais. Nesta série de filmes, temos uma maldita boneca que os conhecidos demonologistas Lorraine e Ed Warren mantiveram sob seu poder por anos.
Annabelle saga está agora em sua terceira edição e continua a ser um sucesso nas bilheterias, ficando profundamente aterrorizar todos aqueles espectadores que vêm para os corredores que procuram estar com medo e sentir um pouco de adrenalina.
Pediofobia, por que temos medo de algumas bonecas?
O medo das bonecas está presente na humanidade desde que foram inventadas. Na verdade, existem pessoas que sofrem uma fobia grave que os faz sentir medo real quando estão na presença de um boneco. Esta fobia é chamada de ‘Pediofobia’ . De acordo com o famoso Sigmund Freud esta fobia nascido para temer que um objeto inanimado poderia vir a vida, e é um tipo de transtorno bastante semelhante ao ‘ Coulrophobia ‘, o medo aterrorizante de palhaços, personagens que também têm sido usados na história do cinema em filmes como ‘IT’ ou ‘House of 1000 corpses’ , pelo músico e cineasta Rob Zombie.