Durante este novo milênio, muito poucos filmes produzidos no Brasil tiveram tanto impacto internacional. É bem provável que Fernando Meirelles e Kátia Lund (diretores do filme) não estavam preparados para o sucesso de seu trabalho, porque ‘Cidade de Deus’ tornou-se um dos as estréias mais comentadas de 2002, ano em que o filme foi lançado, sendo reconhecido como um filme realmente cru que personificava perfeitamente o dia-a-dia difícil de um subúrbio do Rio de Janeiro.
Hoje em dia, muitas escolas mostram o filme aos seus alunos com o objetivo de refletir sobre a capacidade do diálogo como solução para um conflito, encorajar bons hábitos de comportamento, levantar um debate sobre essas questões. delicado como drogas ou sexualidade ou investigar as situações difíceis que são vividas em muitos desses subúrbios sem lei em que tantas pessoas morrem quase diariamente.
O que este filme é baseado em
Neste ponto, e se você ainda não viu, você já terá uma idéia sobre o que é este filme. Este é um trabalho inspirado em fatos reais que nos informa sobre o crime organizado em um subúrbio do Rio de Janeiro chamado ‘Cidade de Deus’ . No filme veremos o curso dos anos do final dos anos sessenta até os anos oitenta, um estágio em que as drogas e a violência tiveram um papel fundamental nas favelas.
No meio de todo esse caos vamos nos encontrar Buscapé , um garoto de onze anos que se sente diferente de outras crianças de sua idade, porque ao contrário desses pequenos membros de gangues que brincam de ser Deus no mundo dos violência e drogas, Buscapé sonha em ser fotógrafo . Além disso, em ‘Cidade de Deus’ encontraremos muitos outros jovens que sonham em se tornar autênticos membros de gangues e assassinos, uma realidade muito dura que, infelizmente, ainda hoje vive nas perigosas favelas brasileiras.
Um filme difícil de assistir
Não são poucos os que concordam que ‘Cidade de Deus’ é um filme muito difícil de assistir. rapidez com que pode ser identificada com um personagem que foge um mundo de drogas e violência não Parece parte. O alto teor de cenas violentas desconfortáveis que mostram uma realidade que muitos preferem ignorar faz o espectador não se sente confortável com o que seus olhos vêem, por isso devemos reconhecer que ‘City Deus ‘não é um filme adequado para qualquer pessoa, , porque embora perfeitamente poderia ser considerado uma obra-prima, é também um filme que é um problemas muito sensíveis forma abertamente devastador.
A equipe por trás dessa fita
O filme é inspirado no romance Paulo Lins , com uma pitada de Braulio Mantovani e dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund . No elenco podemos encontrar Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Phelipe Haagensen ou Douglas Silva entre outros.
Como assustador, mas curioso fato digno de nota que alguns dos atores que estrelou no filme são hoje criminosos procurados pela justiça, que caíram rendeu-se ao sistema que corrompe as favelas do Rio de Janeiro .
Recepção do público e crítica
Ao longo de 2002 e 2003, o filme não só recebeu grande reconhecimento do público e da imprensa, mas também se destacou na elegância dos principais prêmios de cinema, obtendo diferentes indicações em eventos como o British Indepent Film Awards, o Independent Spirit Awards, a Chicago Critics Association, o Critics ‘Choice Awards, o Toronto Festival, o New York Critics Circle, a Los Angeles Critics Association, o Awards. BAFTA, o Globo de Ouro e o Oscar, onde obteve a indicação de melhor diretor, melhor fotografia, melhor edição e melhor roteiro adaptado.