A Cartomante (2004)

18 nov 2010


Rita se apaixona pelo bad boy Camilo. O romance teria tudo para ser perfeito não fosse a armadilha do destino: Rita está noiva de Vilela, médico competente, ambicioso, mas simplesmente o melhor amigo de Camilo. Entre a nova paixão e a certeza do romance seguro, Rita procura uma cartomante para ouvir o que o futuro lhe reserva. Mas as previsões da mística mulher não estão de acordo com conselhos que Rita ouve de sua analista, a dedicada Dra. Antonia. E a jovem se vê diante da dúvida: é possível prever o destino e controlar nossas vidas?

Ficha Técnica

Título original: A Cartomante
Gênero: Romance, Drama
Duração:
Lançamento (Brasil): 2004
Distribuição: Imovision
Direção: Wagner de Assis e Pablo Uranga
Roteiro: Wagner de Assis
Produção: Carlos Guimarães
Produção executiva: Wagner de Assis e Carlos Guimarães
Co-produção: Cinética Filmes
Música: Leoni
Designer de som: Osvaldo Vacca (FX Sound)
Som direto: George Saldanha
Fotografia: Rodrigo Monte
Fotografia de cena: Cristiana Isidoro/ Cinética Filmes
Desenho de produção: Arturo Uranga
Direção de arte: Ana Perim
Figurino: Carla Garan e Tatiana Menezes
Edição: Pablo Uranga

Elenco

Deborah Secco (Rita)
Luigi Baricelli (Camilo)
Christiane Alves (Simone)
Sívia Pfeifer (Dr. Antonia Maria dos Anjos)
Ilya São Paulo (Dr. Augusto Vilela)
Giovanna Antonelli (Karen Albuquerque)
Silvio Guindane (Duda)
Ronnie Marruda (Juca)
Mel Lisboa

Pôsters

Premiações

Curiosidades

– Uma história contemporânea livremente inspirada no conto homônimo de Machado de Assis. “O conto é um ponto de partida apenas”

– Primeiras apresentações marcadas para os dias 19 de janeiro de 2004, em São Paulo, e dia 21 no Rio de Janeiro.

– As filmagens duraram quatro semanas e foram realizadas entre março e abril de 2002, na cidade do Rio de Janeiro.

– Wagner de Assis foi roteristas nos filmes Xuxa e os Duendes (2001), Xuxa e os Duendes 2 (2002) e Xuxa Popstar (2000).

– Na trilha sonora, o cantor e compositor Leoni canta uma versão acústica da consagrada Lágrimas e Chuva e o sucesso atual Melhor Pra Mim, ambas de sua autoria. A música-tema do filme é a inédita Canção do Acaso, também composta por Leoni especialmente para o filme, mais especificamente para a personagem Rita. A canção é cantada pela banda Penélope. Verônica Sabino, com as faixas Agora e Não se Afasta de Mim, complementa o tom da trilha, que tem também a magia do grupo Era num tema que aparece sempre nos momentos em que Rita sobe as escadas da cartomante em busca de sua felicidade.

– Sinopse extendida:
Rita se apaixona pelo bad boy Camilo. O romance teria tudo para ser perfeito não fosse a armadilha do destino: Rita está noiva de Vilela, médico competente, ambicioso, mas simplesmente o melhor amigo de Camilo. Entre a nova paixão e a certeza do romance seguro, Rita procura uma cartomante para ouvir o que o futuro lhe reserva. Mas as previsões da mística mulher não estão de acordo com conselhos que Rita ouve de sua analista, a dedicada Dra. Antonia. E a jovem se vê diante da dúvida: é possível prever o destino e controlar nossas vidas?
A presença do imprevisível na vida de Rita acaba levando a jovem, uma sonhadora que coleciona previsões de horóscopos do jornal, a oscilar perigosamente entre o ponderável – que ela conhece em suas sessões de análise – e o imponderável, que desaba através das cartas do tarot. Mas não é somente a jovem que sofre as conseqüências das previsões. Tanto Camilo quanto Vilela, amigos de infância, também se deixam levar pelas previsões do futuro e acabam transformando o tempo presente. E, no meio de todo o misticismo e o racionalismo, entre livre-arbítrio e fatos irremediáveis, a médica Antônia tenta salvar a vida de seus pacientes e amigos ao interpretar seus desejos, medos e, principalmente, o que o futuro lhes reserva.

– Perfil dos personagens:
Rita (Deborah Secco) – 23 anos, veio do interior do estado e mora num conjugado típico do bairro de Copacabana. Trabalha num brechó onde vende desde peças de cerâmica a roupas. Criativa, Rita sempre inventa histórias sobre as peças para agradar os clientes. Mas seu sonho mesmo é um só: casar, ter filhos e “ser feliz pra sempre, para nunca mais dormir sozinha”. Em seu quarto, guarda peças de valor sentimental: um abatjour que projeta imagens zodiacais na parede – seu hobby predileto é colecionar horóscopos de jornal, que cola em páginas de agendas. Tem também um pequeno teatro de marionetes, ao lado da cama, com a cena de um casamento.
Camilo (Luigi Baricelli) – 27 anos, típico garotão que faz estilo despojado, e esbanja segurança para conquistar qualquer mulher. Solteiro por opção, freqüenta boates, malha diariamente e está sempre bronzeado. Mora com a mãe, Simone (Christiane Alves) num apartamento que parece ter parado no tempo, desde que seu pai saiu de casa. Seu quarto é um recuado da sala, uma espécie de varanda que virou quarto, e é onde passa a maior parte do tempo quando não está na rua; seu melhor amigo é o esperto Duda, com quem se diverte pelas noitadas da cidade. No passado, Camilo teve um grande amigo de infância: Vilela.
Dr. Antonia Maria dos Anjos (Sívia Pfeifer) – 42 anos, formada primeiramente em psiquiatria e depois também em psicologia. Mulher inteligente, refinada e dedicada integralmente à sua profissão. Atende pacientes num consultório mas também dá plantões no hospital onde Vilela também trabalha. É a psicanalista de Rita e tenta ajudar a jovem a escolher os melhores caminhos para a sua vida.
Dr. Augusto Vilela (Ilya São Paulo) – 28 anos, o principal médico da emergência de uma clínica particular; acredita que aparência é fundamental e não dispensa gravata. Competente, acredita que está com a vida ganha porque tem um carro bom, um apartamento legal e vai se casar com Rita. Mas está sempre adiando a data do casamento em detrimento de compromissos profissionais.
Karen Albuquerque (Giovanna Antonelli) – 30 anos, empresária de sucesso que conhece o jovem Camilo numa boite. Ela o leva para a cobertura de sua casa e resolve viver uma noite inesquecível com o rapaz.
Duda (Silvio Guindane) – 26 anos, melhor amigo de Camilo, está sempre conquistando meninas diferentes. Entusiasmado com suas namoradas, sempre adquire o habito delas. É capaz de namorar uma japonesa somente comunicando-se através de sinais. Tenta ajudar Camilo a conquistar Rita.
Simone (Christiane Alves) – 45 anos, mãe de Camilo, mulher triste, que perdeu o sentido de viver quando o marido saiu de casa quinze anos atrás.
Juca (Ronnie Marruda) – cerca de 40 anos, empresário bem-sucedido que Camilo conhece num fim de noite.

Fotos

Filmes Atualizados

Boi Neon

Tags:

Atualizado em 27 set 2015

Beira-Mar

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Morte de J.P.Cuenca

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Floresta Que Se Move

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

Em Três Atos

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

%d blogueiros gostam disto: