A Dança dos Bonecos

13 set 1986


Num furgão de cores berrantes viajam Mr. Kapa, o homem das mil capas e Geléia, seu ajudante, dois artistas mambembes que correm o mundo em busca de fortuna. O furgão pára numa ponte e Geléia desce para buscar água. Junto à cachoeira surge Iara, tingindo de violeta as águas do rio. Geléia, enfeitiçado, enche seu garrafão com a água colorida. Com seu teatro ambulante os dois chegam a Beleléu, cidade esquecida entre as montanhas, onde conhecem a menina Ritinha e seus três bonecos.

Ficha Técnica

Título original: A Dança dos Bonecos
Gênero: Infantil
Duração: 90min.
Lançamento (Brasil): 1986
Distribuição: Embrafilme
Direção: Helvécio Ratton
Roteiro: Helvécio Ratton, Tairone Feitosa e Ângela Santoro
Produção: Tarcísio Vidigal
Direção de Produção: Marcos Lage
Co-produção: Grupo Novo de Cinema e TV
Música: Nivaldo Ornellas
Fotografia: Fernando Duarte
Direção de arte: Anísio Medeiros
Cenografia: Paulo Henrique Pessoa e Juliana Junqueira
Figurinos: Paulo Henrique Pessoa e Juliana Junqueira
Montagem: Vera Freire

Elenco

Wilson Grey (Sr.Kapa)
Kimura Schettino
Ezequias Marques
Cíntia Vieira
Divina Brandão
Ruy Polanah
Cláudia Jimenez
Rogério Falabella
Derly Delea

Pôsters

Premiações

– Melhor Fotografia (Fernando Duarte), Cenografia (Paulo Henrique Pessoa e Álvaro Apocalipse), Trilha Musical (Nivaldo Ornellas), Prêmio da Crítica, Prêmio Especial do Júri, Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular e Melhor Filme do Festivalzinho, XIX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, DF, 1986.

– Melhor Ator (Wilson Grey), Melhor Filme do Júri Popular, Prêmio Especial do Júri (Helvécio Ratton), pela dignidade e pureza da utilização dos recursos cinematográficos para expressar o mundo infantil, XV Festival do Cinema Brasileiro de Gramado, RS, 1987.

– Medalha de Ouro, XVI Festival de Filmes para Infância e Juventude, Giffori, Itália, onde o júri era formado por 120 crianças.

– Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado.

Curiosidades

– Bonecos de criação da Álvaro Apocalypse – Teatro Giramundo de Bonecos.

– Certificado de Produto Brasileiro 993, de 15.12.1986.

– O filme participou do Divercine, Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens, 1995; da Mostra Os Melhores Filmes de 1987 no Festival do Sesc, 14; do Festival de Cinema Infantil de Viena e do Festival de Cinema Infantil de Frankfurt.

– Álvaro Brandão Apocalypse, nasceu em Ouro Fino, Minas Gerais em 1937. Pintor, ilustrador, gravador, desenhista, cenógrafo, professor, teatrólogo, museólogo e publicitário. pela criação dos bonecos de A Dança dos Bonecos (1986); troféu Ganga Bruta de Cinema, MG, pela criação dos bonecos para o filme A Dança dos Bonecos; troféu João Ceschiatti,

– Helvécio Ratton praticamente escreveu o roteiro em função de um lugar, Biri-Biri.

– Sinopse extendida:
Num furgão de cores berrantes viajam Mr. Kapa, o homem das mil capas e Geléia, seu ajudante, dois artistas mambembes que correm o mundo em busca de fortuna. O furgão pára numa ponte e Geléia desce para buscar água. Junto à cachoeira surge Iara, tingindo de violeta as águas do rio. Geléia, enfeitiçado, enche seu garrafão com a água colorida. Com seu teatro ambulante os dois chegam a Beleléu, cidade esquecida entre as montanhas, onde conhecem a menina Ritinha e seus três bonecos. Mr. Kapa e Geléia apresentam um show e tentam vender seu elixir da saúde, o “Bálsamo de Minerva”, preparado com a água encantada. Geléia dá um vidro para Ritinha, que passa o bálsamo em seus bonecos. No meio da noite, quando todos dormem, a magia acontece e os três bonecos ganham vida, dançando um fantástico balé. Mr. Kapa presencia a dança dos bonecos e convence Geléia a roubá-los. A disputa pelos bonecos encantados leva Mr. Kapa, Geléia e Ritinha a uma viagem de aventuras e confusões e ao confronto com o poderoso Jack Domina, um rico fabricante de brinquedos, que se apodera dos bonecos. No final, vence quem acredita de verdade na magia.

Fotos

Filmes Atualizados

Boi Neon

Tags:

Atualizado em 27 set 2015

Beira-Mar

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Morte de J.P.Cuenca

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Floresta Que Se Move

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

Em Três Atos

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

%d blogueiros gostam disto: