Antônia

27 out 2010

Na periferia de São Paulo, quatro jovens mulheres negras que cantam juntas desde a infância lutam pelo sonho de viver de música. Com seu grupo de rap Antônia, encontram um empresário e começam a cantar em bares e festas. Mas, quando o sonho parece tomar corpo, os revezes de um cotidiano de pobreza, machismo e violência ameaçam o grupo e põem a amizade das garotas à prova.

Ficha Técnica

Título original: Antônia
Gênero: Drama
Duração: 90 min.
Lançamento (Brasil): 2006
Distribuição: Downtown Filmes
Direção: Tata Amaral
Roteiro: Tata Amaral e Roberto Moreira
Produção: Geórgia Costa Araújo e Tata Amaral
Co-produção: Globo Filmes, 02 Filmes, Tangerina Entretenimento e Coração da Selva
Música: Beto Villares e MC Parteum
Fotografia: Jacob Sarmento Solitrenick
Direção de arte: Rafael Ronconi
Edição: Idê Lacreta

Elenco

Leilah Moreno
Cindy
Quelynah
Negra Li
Sandra de Sá
Thaíde
Thobias da Vai Vai
Maionezi
Nathalye Cris
DJ Hadji
Ezequiel da Silva
Max B.O.
Z’Africa Brasil
Black Gero
DJ Negro Rico
Chico Santo
Marcus Vinicius Kamau
Fernando Macário
Giulio Lopes

Pôsters

Premiações

Curiosidades

– Em latim Antônia significa: Inestimável. A que não tem preço, Guerreira famosa, gloriosa.

– Antônia, terceiro longa da cineasta Tata Amaral e dos produtores de Contra Todos e Cidade de Deus.

– Terceiro filme da trilogia dedicada por Tata Amaral aos arquétipos femininos, Antônia se segue a Um Céu de Estrelas (1997) e Através da Janela (2000).

– Estrela do rap brasileiro e paulistana da Vila Brasilândia, a cantora Negra Li divide os papéis principais de Antônia com a cantora de black music Leilah Moreno (Barbarah), a atriz, MC e free styler Cindy (Lena) e a rapper e dançarina Quelynah (Mayah). O rapper Thaíde, precursor do hip hop no Brasil, é empresário o Marcelo Diamante. A cantora Sandra de Sá e Thobias da Vai Vai, intérprete de escola de samba paulista, fazem participações especiais como os pais de Preta.

– A preparação do elenco, que consumiu três meses de laboratórios, foi conduzida pelo experiente Sérgio Penna (Bicho de Sete Cabeças, Carandiru).

– Antônia se desdobra em uma série de TV homônima, concebida pela Coração da Selva e desenvolvida pela 02 Filmes e a TV Globo, além de projetos musicais que incluem o videoclipe de Na Sombra de Uma Árvore, do cantor Hyldon, clássico absoluto da soul music brasileira dos anos 70.

– Sinopse extendida:
Na Vila Brasilândia, periferia de São Paulo, quatro jovens mulheres negras batalham pelo sonho de viver de sua música. Amigas desde a infância, Preta (Negra Li), Barbarah (Leilah Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (Cindy) deixam os backing vocals do conjunto de rap de homens para montar seu próprio grupo, Antônia. Descobertas pelo empresário Marcelo Diamante (Thaíde), elas começam a cantar rap, MPB, pop e soul em bares e festas de classe média. Mas quando o sonho de fazer algo da vida parece tomar corpo, as viradas de um cotidiano marcado pela pobreza, pela violência e pelo machismo ameaçam o grupo. Em um acesso de ciúme, Preta rompe com Mayah e com o marido, e assume sozinha o sustento da filha pequena, Emília. Lena cede à pressão do marido, que não quer vê-la cantando rap. E Barbarah, lutadora de kung fu, envolve-se em uma briga fatal depois que o namorado do irmão é morto na porta de sua casa. Separadas por um destino amargo, as quatro terão que lutar para juntar os pedaços do grupo e resgatar a alegria de cantarem juntas.

Fotos

Filmes Atualizados

Boi Neon

Tags:

Atualizado em 27 set 2015

Beira-Mar

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Morte de J.P.Cuenca

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Floresta Que Se Move

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

Em Três Atos

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

%d blogueiros gostam disto: