Apenas O Fim

27 out 2010

Uma garota decide fugir de sua vida comum abandonando seus pais, seus amigos e o namorado Antônio sem dar explicações sobre seu destino. Mas antes de partir, ela resolve passar a última hora com ele, tendo uma longa conversa enquanto andam pela faculdade. Eles falam de seu relacionamento lembrando o passado, imaginando o futuro e discutindo uma série de medos e questões envolvendo a geração de que fazem parte.

Ficha Técnica

Título original: Apenas O Fim
Gênero: Comédia Romantica
Duração: 80 min.
Lançamento (Brasil): 2008
Distribuição: Grupo Estação
Direção: Matheus Souza
Roteiro: Matheus Souza
Produção: Julia Ramil e Mariza Leão
Co-produção: Atitude Produções, Puc-Rio, Estúdios Mega e Rain
Música: Pedro Carneiro
Fotografia: Julio Secchin
Direção de arte: Gabriel Cabral e Julia Garcia
Figurino: Tatiana Pomar
Edição: Julio Secchin

Elenco

Érika Mader
Gregório Duviver
Nathalia Dill
Álamo Faço
Julia Gorman
Marcelo Adnet
Anna Sophia Folch

Pôsters

Premiações

– Melhor filme do Júri Popular & Menção Honrosa do Júri Oficial, Festival do Rio 2008.

– Melhor filme do Júri Popular, 32ª Mostra Internacional de São Paulo.

Curiosidades

– O filme foi gravado em 12 dias, todo concebido por universitários, o diretor Matheus Souza, era aluno do quinto período de Cinema da PUC-Rio, enquanto filmava o filme.

– Os cerca de 25 alunos, do curso de cinema da PUC-Rio, que integram a equipe de produção foram escolhidos por Matheus, com a ajuda de professores.

– O projeto é de baixo orçamento e contou com o apoio do Departamento de Comunicação Social da faculdade. O filme foi inteiramente gravado em HD (alta definição).

– Apenas o Fim é primeiro filme do diretor e roterista de Matheus Souza.

– Matheus Souza nasceu em Brasília e se mudou para o Rio de Janeiro aos sete anos. Foi em maratonas de filmes com seu pai, nos finais de semana, que ele descobriu sua paixão pela sétima arte. Aos 19 anos, reuniu amigos do curso de cinema da PUC-Rio e do grupo de teatro O Tablado para dar corpo à equipe e ao elenco do primeiro longa-metragem da universidade e de sua vida.

– O filme é uma apresentação da Atitude Produções, empresa comandada pela renomada produtora do cinema brasileiro, Mariza Leão. Seu lançamento mais recente foi o grande sucesso nacional Meu Nome Não é Johnny.

– Selecionado para os Festivais: Festival Internacional de Rotterdam (IFFR); Festival Internacional de Miami (Competição Ibero-Americana); Festival Off Câmera, em Krakow, Polônia; Festival de Cinema Brasileiro em Paris, França; Premiere Brazil, no MoMA, Nova Iorque.

– Sinopse extendida:
Uma garota bonita e descolada encontra seu namorado Antônio na faculdade e diz a ele que está indo embora, pretende fugir de casa e recomeçar sua vida em outro lugar. Desesperado, ele tenta convencê-la do contrário, mas sem alternativas, aceita sua proposta de passarem a próxima hora juntos, antes dela partir.
Mesmo questionando seus motivos, Tom aceita esse passeio pelo campus enquanto conversam. Juntos relembram momentos marcantes do relacionamento, conversas informais e importantes. Imaginam o futuro, questionando, como todo jovem, como serão suas vidas daqui para frente. Em meio a muitos diálogos, os dois expressam medos e angústias. No caminho, eles encontram alguns amigos do Antônio. Lincoln, típico malandro, não para de falar nem um segundo, interrompendo os últimos momentos do casal. E claro, não deixa de ‘zoar’ Tom e seu estilo de ser.
Logo depois, encontram Tayara, uma amiga ‘hippie’ do Tom, que logo deixa sua namorada incomodada. Muito irreverente e engraçada, ela elogia o casal e conta algumas novidades. Mais tarde, depois de mais alguns momentos de sensibilidade e risadas, eles encontram uma filmagem de amigos de Antônio e sua ex-namorada, Cris. Estas são as últimas cenas do casal: depois de relembrar a longa história de carinho entre os dois é a hora da despedida. E já não há mais para onde fugir.

Fotos

Filmes Atualizados

Boi Neon

Tags:

Atualizado em 27 set 2015

Beira-Mar

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Morte de J.P.Cuenca

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Floresta Que Se Move

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

Em Três Atos

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

%d blogueiros gostam disto: