A mulher negra no cinema brasileiro

mulher negra

Em 1888 a Lei Áurea marcou o fim da escravidão no Brasil, mas podemos ver as sequelas desse grande genocídio étnico até os dias atuais. Nesse sentido a estratificação social e o racismo fazem parte do cenário sociocultural brasileiro.

Sendo assim, até mesmo nas grandes produções cinematográficas o negro tem um papel bem definido e que reafirma a identidade de um povo historicamente apagado e marginalizado. Entretanto, quando nos referimos as mulheres negras a segregação se torna ainda mais evidente. Elas são objetificadas, hipersexualizadas e ocupam normalmente os espaços relacionados ao serviço doméstico. Portanto, nesse artigo vamos expor alguns fatos sobre a realidade cinematográfica brasileira e como ela pode ter um papel crucial na construção da imagem da mulher negra na cultura do Brasil.

Mais

Ozark: uma família no mundo do crime

ozark série

A Netflix está sempre buscando maneiras de inovar o seu repertório de séries e filmes. Desse modo, surge Ozark, com um roteiro bastante conciso e com muitas ideias para serem exploradas. Embora não seja a pioneira em envolver personagens inesperados em uma trama do gênero, Ozark tem muitos pontos positivos que se refletem na audiência da série.

Em certos momentos das nossas vidas nos vemos em situações complicadas e que, as vezes, exigem medidas extremas. Assim, a série conta a história de uma família americana que se vê envolvida com: o narcotráfico, a corrupção e a polícia.

Mais

Como foi a trajetória do cinema brasileiro?

história cinema brasileiro

Para poder contar sobre a história do cinema brasileiro é necessário voltar no tempo. Desse modo, retomando a história, nos anos 50, no Rio de Janeiro o gênero Chancada estava em pleno apogeu. Por isso a produção cinematográfica nacional teve um maior crescimento graças a produção de várias companhias entres os anos de 1949 e 1953.

Nesse sentido, uma das produtoras que se destacou nestes anos foi a Atlântida, como filmes de grande sucesso como Carnaval no fogo e Nem Sansão nem Dalila. Também outro grande sucesso do cinema brasileiro foi a produção Matar ou correr de 1954.

Mais

Tropa de elite: a verdade escancarada do Brasil

Em 2002 o Brasil recebeu um dos presentes cinematográficos mais aclamados pela crítica internacional, o filme. Tropa de Elite. Decerto para o telespectador sentirá na pele a dura realidade do drama experimentado pelos personagens da trama.

Nesse sentido, Tropa de Elite acerta em misturar uma grande crítica política e social, com um roteiro que utiliza a realidade para desenvolver a história do capitão Nascimento. Desse modo, com cenas de ação eletrizantes e um elenco comprometido, o filme conseguiu chamar a atenção do brasileiro e da crítica internacional.

Mais

Por que motivo gostamos de ver filmes de terror?

filme de terror

De fato um dos gêneros mais vistos entre os fãs do cinema é definitivamente o terror. Apesar de ser um gênero que para certas pessoas é sentido de pânico real. Então, porque as pessoas ainda veem esse tipo de gênero cinematográfico?

Talvez seja pela sensação de adrenalina provocada pelos sustos inesperados ou pela tensão exercida em algumas cenas de tirar o fôlego. Decerto os filmes de terror são em muitos casos aditivos, já que te transportam a situações extremas das quais você nunca imaginaria viver antes.

Mais

A verdadeira história por detrás de “Sonhos Roubados”

sonhos-roubados

Por trás de toda grande história fictícia, há um pano de fundo da verdade. No caso de ‘Sonhos Roubados’ (Brasil, 2010), há uma história muito crua por trás disso. É sobre a vida de Maria Duarte, uma prostituta de Aracaju, que depois de abandonada pelos pais quando era bebê, teve que ser criada inteiramente em um orfanato. Ao atingir a maioridade, ela decidiu com dois de suas companheiras de orfanato começar sua própria vida.

Na tentativa de integrar-se a uma sociedade empenhada em marginalizá-la, Duarte precisa sobreviver, cometendo pequenos furtos ou se prostituindo por muito pouco dinheiro. Seu desejo de se divertir e recuperar o tempo perdido o leva a entrar em um mundo de drogas e álcool que, depois, acabam afundando ainda mais.

Mais

O auto da Compadecida, obra-prima de Suassuna

O Auto da Compadecida pode ser divido em duas partes. A primeira se passa no mundo terrenal e a segunda num julgamento celestial. O protagonista João Grilo, descrito como analfabeto pobre e “amarelo” conta sempre com a sua astucia para poder sobreviver no Sertão.

A imaginação e a intuição são as suas principais armas para poder enfrentar a sociedade brutal e muito hostil do nordeste brasileiro. Ao seu lado está Chicó, companheiro incansável nos diálogos. É normal de vê-lo envolvido nos planos equivocados de João grilo, mais por solidariedade que por convicção própria.

Através da experiência de ambos, conhecemos uma série de personagens que o autor pretende criticar. Como por exemplo, o dono da padaria que João trabalha e que explora sem compaixão aos seus funcionários. Também a sua mulher que comete o adultério e mostra mais ternura e compaixão com os animais que com as pessoas, entre muitas outras figuras pitorescas representadas de uma forma muito inteligente e divertida.

Mais

Qual o melhor filme de terror de todos os tempos?

O cinema de terror é um gênero cinematográfico do qual confessamos ser fãs em absolutos. A sensação produzida pelo gênero é um sentimento muito intenso de medo produzido por uma perturbação da mente, seja por riscos reais ou imaginários. O terror é aquilo que te pega e não te deixa ir, o que faz você ter pesadelos à noite.

Os filmes de terror existem desde o início do cinema, embora seja com o expressionismo alemão e os filmes de monstros da Universal que podemos falar de um gênero em si. Terror gótico, ficção científica e filmes alienígenas, terror paranormal, slasher ou subgênero de psicopatas, gore, zumbis, entre muitos outros. Fazer uma lista dos melhores filmes é uma tarefa complicada, ainda mais com a enorme quantidade de bons títulos de filmes que marcaram gerações e ditaram moda no cinema, nas séries de TV e muito mais.

Mais

Stop-motion, a animação mais artesanal no mundo do cinema

jack-tim-burton

Stop-Motion é uma técnica de animação que consiste em fingir mover objetos estáticos por meio de uma sucessão de imagens fotografadas. O movimento do objeto estático é construído, quadro a quadro, manipulando o objeto entre os disparos. Em geral, animações em stop-motion são aquelas que não se enquadram na categoria de desenhos animados ou animação por computador, isto é, eles não foram desenhados ou pintados, mas foram criados tirando imagens da realidade. Assim, o stop-motion é usado para produzir movimentos animados de qualquer objeto, rígido e maleável. Como brinquedos, blocos de construção, bonecos articulados ou personagens criados a partir de argila de modelagem. Também poderíamos definir essa maneira de animar como animação em sua forma mais pura, porque o movimento é construído quadro a quadro. Manipule a boneca com as próprias mãos e trabalhe com outros materiais progressivamente do jeito que a sua imaginação poder te guiar.

Mais

Nightmare on Elm Street, o filme com o qual milhares de espectadores tiveram pesadelos

O gênero de terror experimentou um apogeu especial no final dos anos 70 e início dos anos 80, com filmes que deixaram todos nós marcados , não apenas o que tiveram a sorte de vê-los no cinema naqueles dias, mas também daqueles que chegaram para trás, com uma fome voraz pelos clássicos de terror . De fato, no início dos anos 80, o gênero slasher certamente se tornou um dos mais populares e lucrativos de Hollywood, graças a filmes como sexta-feira 13 ou noite de Halloween. Eles eram filmes muito simples de fazer, de baixo custo e com grande sucesso nos cinemas , por isso eram tremendamente lucrativos.

No entanto, parece que o gênero se expandiu tanto que acabou entediando o público , e em 1984 as sagas já estavam em apuros … até Wes Craven mudar tudo com um filme. Nightmare on Elm Street deu uma reviravolta no gênero terror de terror nos mostrando Freddy Krueger, um assassino cruel que mata suas vítimas em seus sonhos e pesadelos, onde ele não faz Eles podem se defender de seu poder ilimitado. O primeiro filme da saga foi um sucesso retumbante e deu origem a toda uma franquia que continuou por uma década, e subsequentemente até tentou reiniciar, embora a coisa não tenha corrido muito bem. Curiosamente, as pessoas ainda preferem o filme original.

Mais