Cidade dos Homens

19 abr 2012


Os amigos Laranjinha e Acerola, que cresceram juntos na favela carioca do Morro da Sinuca, chegam à maioridade e enfrentam as primeiras dificuldades da vida adulta. Com um filho de dois anos, um emprego de segurança e um casamento precipitado com a namorada, Cristiane, Acerola sente falta de diversão e liberdade. Laranjinha, que dirige um moto-táxi e faz sucesso com as mulheres, sofre pela ausência do pai, que nunca viu. No mês em que completam 18 anos, os dois tomam suas decisões: Laranjinha quer conhecer o pai. Acerola, agitar sua vida amorosa. Mas uma guerra explode no morro e complica as coisas para ambos. Madrugadão, que comanda o tráfico na Sinuca, perde o posto para Nefasto, seu ex-braço direito. Laranjinha, primo de Madrugadão, tem que sumir de casa, assim como Acerola, que atrai a ira de Nefasto em um lance de azar. Em meio à confusão, Cristiane anuncia que vai embora para São Paulo, deixando o filho com Acerola. E, com o pai de Laranjinha, surge uma revelação amarga, que ameaça encerrar a inabalável amizade da dupla.

Ficha Técnica

Título original:  Cidade dos Homens
Gênero: Drama
Duração: 110 min.
Lançamento (Brasil): 2007
Distribuição: Fox Film do Brasil
Direção: Paulo Morelli
Roteiro: Elena Soárez
Produção: Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck e Fernando Meirelles
Co-produção: 02 Filmes, Globo Filmes e Fox Film do Brasil
Música: Antonio Pinto
Fotografia: Adriano Goldman
Direção de arte: Rafael Ronconi
Edição: Daniel Rezende

Elenco

Darlan Cunha (Laranjinha)
Douglas Silva (Acerola)
Jonathan Haagensen (Madrugadão)
Eduardo BR (Nefasto)
Rodrigo dos Santos (Heraldo)
Camila Monteiro (Cris)
Naíma Silva (Camila)
Luciano Vidigal (Fiel)
Pedro Henrique (Caju)

Pôsters

Premiações

Curiosidades

– Os personagens Laranjinha e Acerola apareceram pela 1ª vez no curta-metragem Palace II (2002). Posteriormente estrelaram a série de TV “Cidade dos Homens”, exibida entre 2002 e 2005.

– A idéia de usar o tema da ausência do pai no filme surgiu após uma pesquisa feita em 2003, com 50 moradores de favelas cariocas.

– Foram usadas como locação 7 favelas da cidade do Rio de Janeiro.

– No filme, nenhum dos dois personagens conhece o pai. Na vida real, o mesmo acontece com os protagonistas.

– Paulo Morelli (São Paulo, 1956) cursou Arquitetura e começou a trabalhar com audovisual nos anos 80, quando criou, com amigos, a produtora Olhar Eletrônico, que se tornaria referência de produção independente de TV. Em 1991, fundou com Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro a O2 Filmes, onde dirigiu diversos filmes publicitários e a série Ética, exibida pela TV Cultura em 1995. Seu curta Lápide (1997) foi premiado nos festivais de Havana, Los Angeles, Rio e São Paulo. Estreou em longas com O Preço da Paz (1999), baseado na história do Barão do Serro Azul. O filme ganhou o Prêmio do Júri Popular do Festival de Gramado em 2003. Em 2001, produziu e dirigiu na O2 a comédia de situações Viva Voz, melhor filme estrangeiro do New York International Independent Film Festival (2003). Está no projeto Cidade dos Homens desde a segunda temporada da série, em 2003, quando dirigiu seu primeiro episódio. Foi diretor geral da terceira temporada, em 2004, antes de filmar o longa-metragem que fecha o projeto. Premiado por Viva Voz, desenvolve sete roteiros de longa-metragens, unificados por um mesmo tema.

– O projeto começou na TV, com o curta Palace 2, que foi uma espécie de ensaio para Cidade de Deus feito pelo Fernando Meirelles e pelo Cesar Charlone em 2000. O curta foi ao ar na Globo, em um único episódio, e teve um super sucesso. Isso incentivou ainda mais a fazer o Cidade de Deus, mas também a série, porque os personagens de Cidade dos Homens já estavam mais ou menos criados no Palace 2. A dupla central era Laranjinha e Acerola, já feitos pelo Darlan Cunha e pelo Douglas Silva, que tinham 11 anos na época. Já tinha o Madrugadão e um cara que chama Nefasto. Tanto que o longa Cidade dos Homens tem imagens que são do Palace 2, como a cena de abertura.

Fotos

Filmes Atualizados

Boi Neon

Tags:

Atualizado em 27 set 2015

Beira-Mar

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Morte de J.P.Cuenca

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Floresta Que Se Move

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

Em Três Atos

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

%d blogueiros gostam disto: