Federal

20 abr 2014

Federal

Um perigoso traficante se instala em Brasília, capital federal. Para pegá-lo, a polícia fará o que for preciso. Entre os dois lados, uma população assustada.

Ficha Técnica

Título original: Federal
Gênero: Drama
Duração:
Lançamento (Brasil): 2009
Distribuição: Europa Filmes, EuropaCorp e Vereda Filmes
Direção: Erik de Castro
Roteiro: Érico Beduschi, Erik de Castro e Heber Trigueiro
Argumento: Erik de Castro
Produção: Erik de Castro e Christian de Castro
Produtores associados: Fabiano Canosa e Renato Oliveira
Produtores executivos: Christian de Castro, Luis Vidal, Heber Moura e Jayme delCueto
Co-produtores: Paula Jaramillo e Matthias Ehrenberg
Co-produção: Grupo Trebol Comunicaciones, Limite Produções, Riofilme, Quanta, LaboCine e Europa Filmes
Música: Eugênio Matos
Som: Juarez Dagoberto
Edição de som: Waldir Xavier
Fotografia: Cézar Moraes
Direção de Arte: Marco Antônio Rocha
Figurino: Sandra Camacho
Edição: Heber Moura
Efeitos especiais: Allen Hall
Dublês: Alex Aquino

Elenco

Selton Mello (Dani)
Carolina Gómez (Sophia)
Carlos Alberto Riccelli (Vital)
Roberto Cano (Matias)
Eduardo Dusek (Carlos ‘Béque’ Batista)
Adriano Siri (Gallo)
Solange Barros (Paula)
Flávio Cardoso (Vaz)
Similião Aurélio (Ciro)
Christovam Netto (Rocha)
Cesário Augusto (Lua)
Analu Silveira (Leila)
Michael Madsen

Pôsters

Federal

Premiações

Curiosidades

– Federal é o primeiro longa de ficção do diretor Erik de Castro, cujo roteiro, baseado em argumento seu, foi escrito em parceria com o curitibano Érico Beduschi e Heber Trigueiro. Foi selecionado para o 5º Laboratório de Roteiros de Sundance/Riofilme 2001.

– Os americanos Giuliano Fiumani e George Zamora (“Homem Aranha”, “Titanic”, “Batman Forever” e “Velozes e Furiosos”) ficaram responsáveis pelos efeitos especiais de cena. Os brasileiros Sérgio Farjalla e Alex Aquino ficaram responsáveis, respectivamente, pelo fornecimento de armas e festins e pela coordenação de dublês.

– O elenco internacional conta com Michael Madsen, ator de filmes de Tarantino (“Kill Bill: vol. 1 e 2”; “Cães de Aluguel”; “Sin City – A Cidade do Pecado”), interpretando Sam Gibson, um agente americano do DEA (Drug Enforcement Administration) e a atriz e ex-Miss Colômbia Carolina Gómez, que interpreta uma diplomata.

– Federal é uma co-produção da BSB Cinema com a Limite Produções (“Maré, Nossa História de Amor”, “Saens Peña”, “A Cobra Fumou”) e com a colombiana Trebol Comunicaciones, do produtor mexicano Matthias Ehrenberg (“Sexo, Pudor y Lágrimas”).

– Também fundamental para o sucesso das filmagens foi o apoio das polícias federal e civil. A consultoria, treinamento dos atores e participação no “Federal” de agentes do COT (Comando de Operações Táticas), da Polícia Federal; e o fornecimento de homens, viaturas, equipamentos e armas da DOE (Divisão de Operações Especiais) da Polícia Civil do DF garantiram a veracidade das cenas e a segurança no set.

– Cineasta, sócio-diretor da BSB Cinema Produções. Graduou-se em Cinema pela Los Angeles City College em junho de 1994. Posteriormente, especializou-se em direção de atores pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba. Em 1996, produziu, co-escreveu e co-dirigiu, com o cineasta Heber Trigueiro, o média-metragem “Razão Para Crer”, em 35 mm, agraciado com o prêmio “Excelência Criativa” no 30º Festival de Filme e Vídeo dos Estados Unidos/Chicago. Em 2001, lançou seu 1º longa-metragem, o documentário “Senta a Pua!”, vencedor dos seguintes prêmios: “Menção por Excelência Criativa”, do 33º Festival de Cinema e Vídeo dos Estados Unidos/Chicago; Troféu “Coppa Festival del Cinema di Salerno”, Troféu “Boto de Ouro” para o Melhor Filme, Júris Oficial e Popular, no 1º Festival de Cine-Vídeo da Amazônia e Troféu “Estrela do Mar” – Melhor Filme e Melhor Montagem – no 12º Festival de Cinema de Natal.

Fotos

Filmes Atualizados

Boi Neon

Tags:

Atualizado em 27 set 2015

Beira-Mar

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Morte de J.P.Cuenca

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Floresta Que Se Move

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

Em Três Atos

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

%d blogueiros gostam disto: