Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano

31 maio 2014

Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano

O filme traça um rico panorama da Música Popular Brasileira dos anos 60 e 70, através do revolucionário e inovador grupo musical Novos Baianos.

Particularmente, trata da influência de João Gilberto sobre os rumos musicais do grupo e da importância do mesmo para o aprimoramento da música tocada e composta por eles.

Traz uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado durante algum tempo e a influência sobre os resultados no trabalho. Temas como contracultura, carnaval do Brasil, cinema, tropicalismo, ditadura militar, dentre outros, circulam em torno das vivências do grupo, trazendo necessárias e importantes reflexões para a compreensão da cultura contemporânea no Brasil.

O filme traz raros e inéditos materiais de arquivos, MPB da melhor qualidade e participações especiais de Tom Zé, Rogério Duarte, Orlando Senna, entre outros.

Ficha Técnica

Título original: Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano
Gênero: Documentário
Duração: 75min.
Lançamento (Brasil): 2010
Distribuição:
Direção: Henrique Dantas
Roteiro: Henrique Dantas e Bau Carvalho
Produção: Henrique Dantas
Co-produção: Hamaca Filmes
Música: Novos Baianos e Roberto Barreto
Som: Nicollas Hallet
Fotografia: Hans Herold
Edição: Henrique Dantas e Bau Carvalho

Elenco

Tom Zé
Orlando Sena
Rogério Duarte
Mário Luiz Tompsom de Carvalho
Solano Ribeiro
Joildo Góes
Nonato Freire
Armandinho
Moraes Moreira
Galvão
Baby do Brasil
Pepeu Gomes
Paulinho Boca de Cantor
Dadi
Didi Gomes
Jorginho Gomes
Gato Félix
Bola Moraes
Charles Negrita

Pôsters

Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano

Premiações

Curiosidades

– Henrique Dantas – graduado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Administração de Empresas pela UNIFACS. Mestre em Artes Visuais pelo Mestrado Acadêmico da UFBA, onde desenvolveu pesquisa intitulada Apropriações e Intervenções com as Sombras do Cotidiano. Trabalha com audiovisual, atuando como diretor, roteirista e diretor de arte. Entre os seus principais trabalhos estão a direção de arte dos curtas Lotação, Na Terra do Sol, Anjo Daltônico e Apreço, e dos longas Estranhos e Trampolim do Forte, e a direção, concepção e roteiro do documentário Os Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano (2009). Trabalha também nas linguagens de videoclipe e vídeo-arte, realizando inúmeros trabalhos. Publicou artigo denominado Sombras do Cotidiano na Revista da Pós-Graduação da Escola de Teatro da UFBA e artigo denominado Apropriações e Intervenções com as Sombras do Cotidiano no caderno do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFBA. Mantém uma pesquisa que transita entre a gravura e o cinema, passando pelo jornal impresso, o vídeo e a fotografia. Atualmente filma A Peleja do Sertão Cinzento.

Fotos

Filmes Atualizados

Boi Neon

Tags:

Atualizado em 27 set 2015

Beira-Mar

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Morte de J.P.Cuenca

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Floresta Que Se Move

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

Em Três Atos

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

%d blogueiros gostam disto: