Documentário Rosina Pagã estreia em Outubro

23 jun 2013

ALEXIA ANNES E MARIUSA  BRÊGOLI como AS IRMÃS PAGÃ sepiaVem ai o documentário Rosina Pagã: a História de uma Cantora de Rádio, contando a trajetória da menos conhecida das irmãs Pagã. Todos com mais de 70 anos, com certeza ouviram falar da memorável dupla de cantoras “Irmãs Pagã”.

Vindas de uma cidade do interior de São Paulo, quase divisa com o Paraná, as irmãs Cozzolino fizeram história nas décadas de 30 e 40 nas artes brasileiras.

Cantoras e atrizes eram presenças garantidas em filmes e apresentações da época. E, com o intuito de resgatar e registrar essa memória desta fase da música popular brasileira, que as produtoras paulistanas ND Produções Cinematográficas e Ala Muresan Produções decidiram realizar o documentário Rosina Pagã: a História de uma Cantora de Rádio.

Com cenas de arquivo, reconstituições de época, e depoimentos da própria Rosina Pagã, feitas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde a cantora mora atualmente, com 92 anos de idade, o documentário vai mostrar os desentendimentos com a irmã Elvira, os amores de Rosina nem sempre fáceis, as músicas e filmes que a consagraram, como o desenho A Dama e o Vagabundo de Walt Disney, onde dublou a personagem principal, Lady (a Dama do título) em 1955.

Interpretando Rosina Pagã nas cenas de reconstituição, está a atriz em ascensão Mariusa Brêgoli, atuante na mais recente novela do SBT “Amor e Revolução”, acompanhada de uma lista de promissores atores jovens, que voltam aos anos 30 com uma remontagem de época primorosa, rica em detalhes.

Entre diversos depoimentos gravados para o documentário está o do escritor, produtor musical e grande pesquisador da história da música brasileira Zuza Homem de Mello; o também escritor e pesquisador Valdir Comegno, autor do livro “Nas Ondas da Magia do Rádio”; e Romeu Maccione, ator e pesquisador sobre as cantoras do rádio, entre outros.

A direção fica a cargo do experiente Dimas Oliveira Júnior, que traz em seu currículo uma lista infindável de documentários, como as histórias das cidades de Taubaté, Águas de São Pedro e Ubatuba; das cangaceiras do grupo de Lampião; do Frei Galvão; das Imperatrizes Leopoldina, Amélia e Thereza Cristina, da Princesa Isabel, da Marquesa de Santos e de Dom Pedro I; das cantoras Elis Regina e Aurora Miranda; do ator Raul Roulien; dos compositores Ary Barroso, Noel Rosa e Dorival Caymmi; entre muitos outros documentários consagrados pelos historiadores e pelo público.

O lançamento oficial do documentário vai acontecer no mês de outubro na sala da Cinemateca Brasileira em São Paulo (SP).

Trailer de Rosina Pagã: a História de uma Cantora de Rádio

VEja a ficha completa do filme Rosina Pagã: a História de uma Cantora de Rádio

Filmes Atualizados

Boi Neon

Tags:

Atualizado em 27 set 2015

Beira-Mar

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Morte de J.P.Cuenca

Tags:,

Atualizado em 27 set 2015

A Floresta Que Se Move

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

Em Três Atos

Tags:

Atualizado em 26 set 2015

%d blogueiros gostam disto: