Qual o melhor filme de terror de todos os tempos?

O cinema de terror é um gênero cinematográfico do qual confessamos ser fãs em absolutos. A sensação produzida pelo gênero é um sentimento muito intenso de medo produzido por uma perturbação da mente, seja por riscos reais ou imaginários. O terror é aquilo que te pega e não te deixa ir, o que faz você ter pesadelos à noite.

Os filmes de terror existem desde o início do cinema, embora seja com o expressionismo alemão e os filmes de monstros da Universal que podemos falar de um gênero em si. Terror gótico, ficção científica e filmes alienígenas, terror paranormal, slasher ou subgênero de psicopatas, gore, zumbis, entre muitos outros. Fazer uma lista dos melhores filmes é uma tarefa complicada, ainda mais com a enorme quantidade de bons títulos de filmes que marcaram gerações e ditaram moda no cinema, nas séries de TV e muito mais.

Quais são os principais elementos de um filme de terror?

Como os filmes de terror ruins são abundantes, é comum que fãs e críticos às vezes procurem desesperadamente algo que rompa esse molde. Tornou-se um costume que, nos últimos anos, apareça pelo menos uma produção por ano, considerada um novo “clássico” do gênero. Especificamente, os filmes de terror de produção independente, feitos nos Estados Unidos, conseguiram receber elogios da crítica, embora não tanto pelos fãs.

Parece talvez muito óbvio, mas criar uma atmosfera assustadora que capture o espectador é essencial para que a história de horror tenha um impacto real. A combinação de uma trilha sonora que causa ansiedade associado ao uso adequado da fotografia e da direção é o que faz a diferença em um filme com personalidade.

Os filmes de terror mais famosos no cinema

Suores frios, risadas nervosas, músculos rígidos, gritos abafados, ou não, e, se tudo correr bem, alguma noite em claro debaixo da coberta. Esses são alguns dos efeitos que o cinema de terror tem em nossos corpos e mentes e, quem sabe por quê, gostamos de sentir medo no cinema.

Deixando de lado o eterno debate sobre se é ou não o melhor filme de terror da história, podemos afirmar que, sem dúvida, é um dos mais aterrorizantes e famosos filmes do gênero no cinema. Não importa quantos anos se passam; Essa maravilha assinada por William Friedkin continua tão arrepiante quanto no primeiro dia, graças à sua direção impecável, um design de som assustador e, é claro, Linda Blair em seu papel como Regan McNeal. Um verdadeiro marco rodeado por uma estranha auréola profana que igualmente sufoca todos os tipos de espectadores, independentemente de suas crenças.

Filmes de terror baseado em histórias reais

O medo não é exatamente uma emoção agradável. No entanto, muitas pessoas gostam de assistir a filmes desse gênero cinematográfico. E é que esse tipo de longa-metragem desperta grande terror no espectador, com cenas chocantes e tensas que geralmente produzem grande angústia. Os filmes de terror, embora geralmente sejam obras de ficção, em alguns casos, são baseados em casos reais.

O medo que muitos desses filmes nos causam reside na veracidade dos fatos em que se baseiam, porque algo que nos tranquiliza, de certa maneira, é o típico “não se preocupe, não é real”, isto é, sabendo que tudo é invenção e, portanto, nunca acontecerá conosco. É por isso que, quando descobrimos que são histórias extraídas de eventos reais, que vão além da ficção e que essas pessoas realmente existiram, esses filmes assumem uma dimensão completamente diferente e é inevitável ficar todo arrepiado.

Os filmes de terror que você deveria ver

Sim, sabemos que você é muito duro e que os filmes de terror não te afetam. E talvez seja verdade. Mas o inegável é que qualquer alma sensível tem uma boa chance de cair nas redes de alguns clássicos do gênero e aqui vai um desafio, veja-os sozinho. A continuação mostraremos alguns dos títulos de terror mais alucinantes da história.

No topo da nossa lista incluímos um dos filmes mais aterrorizantes e feito como uma técnica de filmagem inovadora, o argumento do [REC] nos coloca no lugar de Angela Vidal, uma jovem repórter de uma televisão local que precisa entrevistar um grupo de bombeiros que, durante toda a noite, chegam a um prédio em La Rambla em Barcelona para ajudar de uma velha. Este é apenas o começo de um longo pesadelo, depois de descobrir que um vírus perigoso que transforma o hospedeiro em um animal sedento de sangue se espalhou por todo o edifício.

Para trancar todas as portas de casa e nunca sair com seu carro por uma estrada deserta de noite te recomendamos que veja O Massacre da Serra Elétrica, quando cinco adolescentes entraram no Texas mais profundo para visitar o túmulo supostamente profanado de um de seus avós, eles não imaginavam que essa viagem se tornaria um episódio atroz de violência, selvageria e canibalismo por causa de uma família “um tanto disfuncional”.

Dirigido por Tobe Hooper, diretor desconhecido até então, e estrelado por vários atores amadores, revolucionou o cinema dos anos 70 e a maneira como conhecemos hoje o cinema de terror.

Você pode gostar